Competencias
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo verificar as competências apresentadas por alunos formandos no ensino médio de uma escola pública em relação às competências individuais requeridas na atualidade. Acredita-se que a pesquisa contribuiu para elucidar a atual posição dos formandos de nível médio, colocando-os dentro de uma realidade desafiadora, mas que só será alcançada por quem sabe onde está e aonde quer chegar.
Palavras-chave: Competências, Ensino Médio, Mercado de Trabalho.
1 Introdução
O cenário incerto em que estão inseridas as empresas, com fatores como globalização e mudanças tecnológicas, entre outros, força-as a serem cada vez mais competitivas e pró-ativas. Esta necessidade requer que seus colaboradores sejam cada vez mais atualizados. A “era do conhecimento” demanda que seus profissionais sejam diferentes da antiga era, chamada “era industrial” (DRUCKER, 2000). A mercê deste panorama situam-se não só grandes organizações, mas também, médias, pequenas e microempresas. Drucker (2000) afirma que na nova era:
O conhecimento passou a ser o recurso primário para os indivíduos e para a economia como um todo, ao passo que os tradicionais fatores de produção - terra, trabalho e capital - tornaram-se secundários. (DRUCKER, 2000, p.11).
O cenário da era da informação e do conhecimento aponta para mudanças nos processos de recrutamento e seleção de pessoas, isto é, “observa-se que os processos de recrutamento e seleção têm se modificado, no sentido de usar novas técnicas capazes de identificar pessoas com potencial de crescimento, flexibilidade e pensamento estratégico” (VASCONCELOS, 2000, p. 43). Sendo assim, profissionais cada vez mais qualificados são exigidos pelo mercado de trabalho, imbuídos do conhecimento necessário ao papel que irão exercer