Competencias Profissionais
PROF. ª TUTORA GEDEILDA DE OLIVEIRA
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS CIÊNCIAS CONTÁBEIS
INTRODUÇÃO
Relatarei fatos a respeito das mudanças estruturais ocorridas na Lei 6.404/76, com a vinda da Lei 11.638/07 e sua alteração pela Lei 11.941/09 com um quadro comparativo para melhor exemplificação. Tarefa referente Atividade de Autodesenvolvimento, Aula tema 3-Contabilidade Geral.
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO
AULA-TEMA 03: CONTABILIDADE GERAL
A publicação da Lei nº 11.638, alterou uma série de dispositivos da Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/76), todos relativos às obrigações contábeis das companhias. O principal objetivo da nova Lei, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2008, é a atualização das regras contábeis brasileiras aprofundando se ainda mais a harmonização e a padronização dessas regras com os pronunciamentos internacionais, em especial os emitidos pelo International Accouting Standards Board (IASB), por meio dos International Financial Reporting Standards (IFRS).
A aplicação da Lei 11.638/07 se estende para empresas ao qual foi por ela designado de "sociedades de grande porte", isto é, aquelas que tenham receitas brutas anuais maiores que R$ 300 milhões ou que possuam ativos superiores a R$ 240 milhões, ainda que sejam sociedades limitadas.
Entre os objetivos dessa nova Lei, além de alterar artigos da Lei nº 6.404/ 1976 para atualizá-la para o novo mundo de negócios global, deve ser ressaltado o de providenciar maior transparência às atividades empresariais brasileiras.
As principais mudanças que ocorreu após a vigência lei 11.368/07 foram às seguintes:
ANTES
DEPOIS
ATIVO CIRCULANTE
ATIVO CIRCULANTE
REALIZÁVEL A LONGO PRAZO
ATIVO NÃO CIRCULANTE
ATIVO PERMANENTE
·REALIZÁVEL A LONGO PRAZO
·INVESTIMENTO
·INVESTIMENTO
·IMOBILIZADO
·IMOBILIZADO
·DIFERIDO
·INTANGÍVEL ·DIFERIDO
PASSIVO CIRCULANTE