Competencias Divididas
Competência é soma de talentos com atitudes, essa associação conduz a um desempenho satisfatório tanto no aprendizado quanto na execução das habilidades.
As 16 competências
As 16 competências se dividem em duas partes:
Competências comportamentais, e competências gerenciais.
As competências comportamentais: Referem – se ao comportamento e atitudes de cada individuo, é a capacidade de integrar e identificar as próprias emoções, motivações e pensamentos, vivenciando e gerenciando-os conscientemente, para expressá-los eficazmente na forma de comportamentos e atitudes que garantam mais satisfação e realizações em sua vida profissional e pessoal.
As competências gerenciais referem – se às competências técnicas e comportamentais, como liderança , tem que ter visão , trabalho em equipe, gestão de conflito,etc. O líder ou gerente tem que ter essas duas competências a de gerenciar e do comportamento.
O desenvolvimento
É desenvolver em cada indivíduo as competências tanto comportamentais quanto a gerencial, desenvolver a liderança o relacionamento interpessoal e assim por diante.
Competências Comportamentais:
1
1º Empreendedorismo: capacidade de enxergar oportunidades e implementar novos projetos; É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que constroi tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.
2º Ética Pessoal é a arte da convivência, é uma atitude no “viver-com”. Quando a gente começa a se questionar sobre a vida, começa um processo de entender o que somos. Trata-se de como a pessoa organiza sua existência e como forma uma consciência que se constrói refletindo. Na medida em que amplia a consciência de si mesmo, torna-se livre, portanto responsável. Esse sujeito, livre e responsável, é também um sujeito ético. A Ética pessoal