inteligências
I.Intrapessoal destacam-se as componentes de autoconhecimento e de autocontrole das emoções que se referem à capacidade de compreender e distinguir os impulsos emocionais próprios e controlá-los em seu benefício.
Para Goleman a I.E está relacionada com habilidades, tais como: Reconhecer os nossos próprios sentimentos; motivar-nos a nós próprios e persistir face a frustrações; controlar impulsos; gerir emoções "negativas e limitativas"; praticar a empatia nas relações interpessoais; motivar pessoas, ajudando-as a libertarem os seus melhores talentos, de forma a conseguirem o seu envolvimento em objectivos e interesses comuns. Para Goleman, es Para Goleman a I.E. está relacionada com habilidades, tais como: Reconhecer os nossos próprios sentimentos; motivar-nos a nós próprios e persistir face a frustrações; controlar impulsos; gerir emoções "negativas e limitativas"; praticar a empatia nas relações interpessoais; motivar pessoas, ajudando-as a libertarem os seus melhores talentos, de forma a conseguirem o seu envolvimento em objetivos e interesses comuns.
Para Goleman, estas competências da I.E. podem ser divididas e sistematizadas em dois grupos de factores – os intrapessoais e os interpessoais. tas competências da I.E. podem ser divididas e sistematizadas em dois grupos de factores – os intrapessoais e os interpessoais.
In. Intra>> A característica principal deste tipo de inteligência é a facilidade de quem a possui em compreender e identificar as suas próprias emoções e em lidar com elas de forma adequada às várias situações e aos seus objetivos pessoais. Implica a necessidade de refletir e de autoavaliar. As pessoas conhecem os seus pontos fracos e os fortes e conseguem definir objetivos e desafios adequados, não