Competencias com foco em seleção
O passo a passo da seleção com foco em Competências
Na empresa "X", um profissional de seleção exausto com o excesso de atribuições, se queixa de um certo gestor que não aprova nenhum candidato. Já foram enviados para entrevista técnica mais de 20 candidatos e nenhum tem o perfil que ele procura!!!
Alguma coisa parece estar errada, é bem provável, que o selecionador está em busca de um perfil e o gestor requisitante, de outro. Como afinar as percepções para se juntarem em busca de um mesmo perfil?
A metodologia da seleção por Competência tem como objetivo estabelecer uma relação de parceria entre selecionador e requisitante desde o primeiro passo do processo seletivo, vamos ver como:
1º passo
Construir um Perfil de Competências (PC)
Para construir o perfil de Competências (PC) é preciso identificar os indicadores de Competências imprescindíveis para o cargo. Isso só é possível com a participação da área requisitante, fornecendo informações sobre:
Atualização da descrição do cargo
Missão da área
Principais desafios do cargo
Principais erros cometidos no cargo
Expectativas da área em relação ao cargo
Dificuldades e pontos críticos do cargo
Principais projetos a serem desenvolvidos
Todas essas respostas são indicadores de competências que dará origem ao Perfil de Competências e com base neste perfil o profissional de seleção vai preparar as ferramentas que usará no processo seletivo, que serão, a Entrevista Comportamental e os Jogos com foco em Competências, isto é, vai fazer o planejamento completo do processo.
2º Passo
Entrevista Comportamental: Com base no Perfil de Competências (PC), o selecionador vai construir uma entrevista personalizada, com foco nas competências imprescindíveis para o cargo. Isso mesmo, cada PC, dará origem a uma entrevista personalizada.
Características da Entrevista Comportamental:
Perguntas abertas