competencia
Disciplina: Comercio Exterior
Professor: Fernando Melo
Período: 8° de administração
Aluno: André Rocha Gondim
Data: 03/10/2014
Resenha do texto Por que exportar?
Recife-2014
Exportar é vender para fora do país, é promover o processo da desnacionalização de mercadoria, transferindo a posse e/ou propriedade da mercadoria para uma empresa ou pessoa residente no exterior. Com mercados internos reduzidos, há países pequenos que optaram por mercados exteriores para maximizar vendas, faturar mais, diversificar riscos, atrair divisas para o país, elevando o nível de bem-estar da população. Chile e Finlândia são exemplos desse país, que como muitos outros, tal como a Bélgica, produz mais de 50% da riqueza do país (PIB) advinda das receitas das exportações. Isso significa que, caso o país não exportasse, geraria apenas a metade da riqueza de seu país, de suas empresas e de sua população.
O Brasil, um país de dimensões continentais e população de 180 milhões de habitantes, apresentam um mercado interno forte e um elevado PIB, que coloca o país entre os quinze mais ricos do mundo, a pesar do baixo PIB per capita ( que é a divisão da riqueza total do país pela quantidade de habitantes).
Durante muitos anos, o porte das empresas brasileiras que exportam e importam foram caracterizadas pela presença de grandes empresas, muitas delas multinacionais, que são mais propensas ao comércio internacional por suas relações com suas matrizes ou unidades de negócios em outros países.
Possibilidade de fazer benchmarking - benchmarking significa observar as melhores práticas do mercado, as referências em termos de qualidade, design, embalagem, produtividade, preço e outros. Vamos pensar em termos contrários, empresas de outros países observando práticas brasileiras