Competencia interpessoal
Numa sociedade cada vez mais preocupada com o desenvolvimento tecnológico e novas configurações de trabalho, onde não é necessário nem sair de casa para desempenhar as atividades laborais, percebe-se que as pessoas tem negligenciado a competência interpessoal, como se pudessem conviver sem ela. As relações estão fragmentadas e muitas vezes trabalhamos lado a lado, “simplesmente como máquinas de funcionamento isolado, sem interação, sem comunicação, sem sentimentos.” (MOSCOVICI, 1980). A própria educação formal, ensinada nas escolas, ignora a identidade humana, fragmentando as ciências sem fazer qualquer conexão entre elas e o homem. Isto por si só já explica o porquê temos dificuldades em nos relacionar com o outro. Daí, a importância de entendermos o que é Competência Interpessoal e os benefícios de desenvolvê-la.
1. Conceito de Competência Interpessoal
"Competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e à exigência da situação."(MOSCOVICI, 2002).
Sabemos que a forma de interação humana mais comum é expressa pela comunicação. Assim, quando uma pessoa começa a participar de um determinado grupo, ela traz consigo seu conhecimento de mundo, informações, experiências anteriores, seu estilo comportamental, o que ocasiona inevitáveis diferenças de percepção, opinião e sentimentos nos membros do grupo. A maneira de como serão encaradas e tratadas estas diferenças determinará o tipo de relacionamento que se dará entre os membros do grupo. O modo de lidar com as diferenças individuais, cria um clima entre os mesmos e terá forte influência sobre a vida do grupo, principalmente nos processos de comunicação, participação e liderança.
Portanto, a Competência Interpessoal é fruto do desenvolvimento da capacidade de percepção realística das situações e de habilidades comportamentais que resultam em consequências significativas para