competência interpessoal
Competência Interpessoal (Moscovici, 2005)
1. De acordo com o texto, explique o que a autora quis dizer com a frase: “Pessoas convivem e trabalham com pessoas e portam-se como pessoas”.
Ela quis dizer que as pessoas reagem com as outras dependendo o comportamento recebido. Podem simpatizar, sentir atrações, aproximar-se, afastar-se, competirem, ou não à tudo isso. Tudo dependerá do comportamento recebido.
2. Defina o que é primeira impressão.
Primeira impressão é o contato inicial que temos com outra pessoa, o impacto causado pelo outra. Esse impacto pode ser positivo ou negativo. Positivo nos proporciona simpatia e aproximação com a outra pessoa. O negativo faz com que aquele comportamento inicial nos traga impatia, pode ser algo que a pessoa fez ou falou, tudo vai depender de como eu recebo aquela informação.
3. De acordo com o texto, é verdadeiro afirmar que “A primeira impressão é a que fica”? Justifique sua resposta.
Sim. Pois muitas vezes não procuramos um modo de mudar essa primeira impressão, no caso dela ser negativa. Não admitimos que a pessoa pode ser diferente daquela impressão que tivemos a primeiro contato. Procuramos sempre colocar a culpa disso tudo no outro, talvez por orgulho próprio, mas não admitimos que podemos conhecer um outro lado dessa pessoa.
4. Para Moscovici (2005) a primeira impressão está condicionada a três conjunto de fatores. Cite e explique cada um deles.
Fatores psicológicos da experiência anterior de cada pessoa Suas expectativas e motivações no momento
Própria situação do encontro
5. Qual a tendência nas relações interpessoais e/ou no trabalho quando a primeira impressão é positiva de ambos os lados? E quando elas são assimétricas?
Quando é positiva, há uma tendência de simpatia e aproximação que facilitarão o relacionamento interpessoal e as atividades em comum. Já a assimétrica, a impressão é positiva de um lado mas do outro não, o relacionamento tende a ser