diario de campo
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso: Serviço Social. Pólo:
Campo Grande MS, 28 de março de 2014 ATPS de Seguridade Social INTRODUÇÂO
O presente trabalho tem como objetivo explicar um pouco o que é a seguridade social e como é o trabalho do assistente social dentro da previdência social, as emendas e as alterações jurídicas que elas propõem. Abordaremos aqui alguns dos direitos que propõe a seguridade social e como funcionam as políticas de previdência social.
POLÌTICA DE SEGURIDADE SOCIAL
No texto os princípios e objetivos da seguridade social, á luz da constituição federal, de Filipe de Filippo, retrata a importância da seguridade social e suas políticas criadas com objetivos de ajudar a população, no propósito de garantir os direitos à saúde, à previdência e à Assistência Social. A seguridade social é um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade destinado a assegurar os direitos relativos à Saúde, a Seguridade social e Assistência Social.
Mas como o autor Sérgio Pinto Martins conceitua, é um conjunto de princípios de regras e de instituições destinadas a proteger os indivíduos contra as contingências que os impeçam de prover as suas famílias. É integrada por ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, visando assegurar os direitos relativos à saúde, previdência e a assistência social. De acordo com o autor a seguridade social é composta por três grandes sistemas de proteção social: Saúde, Assistência Social e Previdência Social.
Enquanto a previdência Social tem como sistema contributivo, onde para conseguir benefícios futuros as pessoas terão que contribuir de forma direta a previdência Social, já a saúde e a assistência social não é preciso