Engenheiro civil
A madeira de modo geral resiste a todos os tipos de solicitações mecânicas, compressão, tração, flexão e cisalhamento. As propriedade mecânicas estão relacionadas à fatores como: anisotropia, à heterogeneidade e à capacidade de absorção de água das madeiras.
A madeira como material de construção possui um conjunto de características técnicas, econômicas e estéticas que dificilmente se encontram em outro material existente.
É um material que tem: resistência mecânica elevada, superior ao concreto, com vantagem do peso próprio reduzido.
Apresenta boas características de isolamento térmico e acústico, quando seco é um bom dielétrico, em seu estado natura, apresenta uma infinidade de padrões estéticos e decorativos. Como material de construção tem a importância de ser, depois dos aços, o segundo material de maior consumo no adiantado desenvolvimento norte-americano.
A madeira também pode ser usada como matéria prima para dar origem a outros materiais como: celulose, carvão vegetal.
- Origem e produção das madeiras
Classificam-se conforme sua germinação e crescimento:
Endógenas - germinação interna, quando o desenvolvimento transversal do caule se processa de dentro para fora; a parte externa do lenho é mais antiga e mais endurecida.
Exógenas – germinação externa tem no crescimento um desenvolvimento transversal do caule com edição, de fora para dentro, de novas camadas concêntricas de célula: os anéis anuais de crescimento.
- Propriedades Físicas das Madeiras
Quando se trata da escolha da madeira de uma determinada espécie deve-se considerar a aplicação e custo e