Compare as Respostas
Introdução à Filosofia
Platão
Fedro
Academica: Francisca Iany Ripardo Domingos 1º Semestre - Noite
Prof: Rômulo Diniz
Fedro - Resumo
O livro Fedro de Platão relata um diálogo entre Fedro um jovem não pela idade e sim pelo espírito e Sócrates um velho que sempre questionava as coisas. No começo do livro Fedro encontra Sócrates e convida-o para ouvir o discurso de Lísias. Por amizade a Fedro, e por admirar discursos, Sócrates acompanha Fedro até fora dos muros da capital. Encontrando um lugar agradável onde sentam-se debaixo de uma árvore chamada plátano que proporcionou sombra para os dois. Então Fedro começa a ler o discurso de Lísias, que fala a respeito do amor que é a paixão do amor sensatez. Ele enfatiza que os amantes oferecem uma afeição fugaz, é quando uma pessoa sente um desejo passageiro com o apaixonado, fazendo com que acabe arrumando um pretexto para romper o relacionamento. Isso faz com que a pessoa que realmente estava amando acabe se prejudicando, pois ela passa a ter arrependimento por satisfazer os desejos do outro. E o não apaixonado que sentiu só um desejo passageiro não sente nem um remorso e acaba procurando um jovem com poucas virtudes pois não corre risco de perder seus prazeres momentâneos, e isso faz com que ele possua um domínio constante com o que estava apaixonado.
Os que não tem a capacidade de se apaixonar são descritos como os que tem mais capacidade de reconhecer e dividir com o amado tudo que a vida pode lhes proporcionar, tornando uma amizade que prevalecerá por toda a vida.
O discurso de Lísias é diferente do discurso de Sócrates em que o desejo é visto como excessivo de prazer não pelo sentimento, mas sim pelo prazer na beleza que existe no corpo. Ao terminar a leitura Fedro insiste para que Sócrates retomasse o mesmo assunto tratado por Lísias. De tanto Fedro insistir Sócrates acaba cedendo e começa seu primeiro discurso sobre o amor.
Sócrates diz que a concepção de amor é uma