Comparação entre a velha e a nova ordem mundial
Essa guerra causa medo, além de outros problemas, de uma Terceira Guerra Mundial.
Ela acontece através do confronto entre Russia e EUA, ou entre o Socialismo representado pela Russia e o capitalismo tendo como seu representante os EUA.
Ambos se utilizavam de suas “armas” para conseguirem mais aliados, formando uma força capaz de aniquilar o inimigo.
Essa guerra era a “Guerra Fria”.
Formou-se uma disputa, uma divisão entre primeiro mundo, capitalista, e segundo mundo, socialista e terceiro mundo, Países que não se rendiam nem a um lado nem ao outro.
Esse período da Guerra Fria teve fim em 1989 com a queda do muro de Berlim e a vitória do Capitalismo, pois este teve um grande avanço nas questões tecnológicas e a globalização.
Após este período surge a Nova Ordem Mundial.
Toda essa globalização e tecnologia trouxeram uma complexidade para os conflitos que a partir daí se tornam mais variados e de alcance global.
Essa revolução técnico-científica, se torna negativa quando possibilita novas formas de guerras e de terrorismos (informáticos, biotécnológicos, químicos e de comunicação, etc.), pois estas podem tornar-se incontroláveis e permanentes.
Por outro lado pode ser positivo quando, em tese, não há exclusão de inúmeros povos e áreas, pois não é interessante esta exclusão ao sistema global.
Vemos também nesse período um novo status dos EUA com o final da Segunda Guerra Mundial: o de principal potência do capitalismo mundial, além da competição militar com a ex-URSS, que era tida como a líder do mundo socialista.
Para alguns autores a Terceira Revolução Industrial ou revolução técnico-científica, tem início em meados de 1970 e nnão no pós guerra, baseando no fato de não poder haver a existência dessa revolução sem o microcomputador inventado em 1975, a fibra ótica