Republica de 1889
É importante que a ordem constitucional se preocupe com a real evolução da sociedade, pois é esta que construirá e determinará a Constituição de um Estado. Para a escola política, a Constituição significa a decisão política fundamental de um Estado. (TEMER, p.19) Diante desta afirmação, este estudo tem o propósito de apresentar a realidade social e política que o Brasil vivia, quando se tornou uma necessidade a criação de uma nova Constituição, a Constituição de 1891.
No primeiro capítulo será apresentada a pesquisa realizada sobre a época em que o Brasil vivia sua Primeira República, que ficou conhecida como República Velha (1889-193). Período posterior ao Império. Dando base a este estudo, o período da Renúncia de Dom Pedro II também será mencionado, com a intenção de oferecer um desenvolvimento qualitativo na sequência dos fatos ocorridos na transição do Império do Brasil para os Estados Unidos do Brasil. Em seguida, a primeira Constituição da República será explicada no segundo capítulo, onde serão apontadas suas principais características. Assim, o trabalho partirá para o próximo passo, que é a comparação entre esta Constituição e a Constituição de 1988, destacando o que a primeira influenciou na segunda. Este será o tema do terceiro capítulo do estudo.
Desta maneira, o trabalho exporá as considerações finais, apresentando análises e percepções geradas do conhecimento obtido com esta pesquisa.
REPÚBLICA DE 1889
Primeira República (1889 – 1930)
É de extrema importância para o melhor entendimento dos futuros leitores deste trabalho, criar o cenário brasileiro da época que ficou conhecida como a República Velha. Somente desta maneira será possível dar início ao próximo capítulo que apresentará a Constituição Brasileira dos Estados Unidos do Brasil. O objetivo deste texto é proporcionar o conhecimento sobre o passado histórico do