Republica Velha (1889 à 1930)
O período que vai de 1889 a 1930 é conhecido como a República Velha. Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil firmou-se como um país exportador de café, e a indústria deu um significativo salto. Na área social, várias revoltas e problemas sociais aconteceram nos quatro cantos do território brasileiro.
A República da Espada (1889 a 1894) Proclamação da República (Praça da Aclimação, atual Praça da República, Rio de Janeiro, 15/11/1889)
Na capital brasileira (cidade do Rio de Janeiro) em 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca liderou um golpe militar que derrubou a Monarquia e instaurou a República Federativa e Presidencialista no Brasil. No mesmo dia foi instaurado o governo provisório em que o Marechal Deodoro da Fonseca assumiu a presidência da República. República da Espada é o nome que se dá ao período inicial da República no Brasil (entre 1889 e 1894). Ganhou este nome, pois o Brasil foi governado por dois militares neste período: Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Governo Provisório da Republica dos Estados Unidos do Brasil Com a preocupação urgente de se não deixar brechas para que fosse possível iniciar lutas ou até mesmo uma revolução de fato é criado um documento que assegura a continuidade da administração pública, tanto civil quanto militar, bem como também da justiça e compromisso firmados no regime anterior. No mesmo dia foi baixado um decreto que mudava o nome do pais para Estados Unidos do Brasil e que instalava o sistema federativo, autorizava os estados a elegerem seus constituintes, porém, enquanto não fosse reunida uma Assembleia Constituinte, caberia ao Governo Provisório o comando de forças armadas para defesa do novo regime. O Governo Provisório da Republica dos Estados Unidos do Brasil cria então o decreto que faltava para complementar o quadro de Ditadura Militar