REPUBLICA VELHA 1889-1930
Trabalho de História
República Velha (1889-1930)
Grupo: Bruna
Introdução
O período que vai de 1889 a 1930 é conhecido como a República Velha ou República da Espada. Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas.
O Brasil firmou-se como um país exportador de café, e a indústria deu um significativo salto. Na área social, várias revoltas e problemas sociais aconteceram nos quatro cantos do território brasileiro.
Faça uma análise da política brasileira imperial citando as principais semelhanças dos setores: políticos, econômico, cultural e social com a República Velha.
“República Imperial”
A economia brasileira não teve uma importante transformação durante o período imperial. Não conseguiu com a proclamação da república a tão sonhada independência econômica, por mais que estive independente de Portugal, por outro lado ficou economicamente dependente da Inglaterra. Sem falar da crise econômica. Por conta do Brasil não ter condições de ser um país Industrializado, dependia apenas das exportações, e do setor agrícola. O país começou a enfrentar uma grave crise econômica, os produtos agrícolas tiveram seus preços reduzidos, e consequentemente foram reduzidas as exportações. O açúcar estava tendo suas limitações e até a Inglaterra estava reduzindo suas exportações de algodão. Uma das principais causas da crise financeira no Brasil foi por conta dos gastos que D. Pedro I teve com a Guerra da Cisplatina.
Já no setor político teve a constituinte de 1.824 feita por D. Pedro I. Ela dava plenos direitos a divisão de poderes entre Legislativo, Executivo e Judiciário. Entretanto, a mesma lei que oficializava essas esferas de poder autônomo, também instituiu a criação do chamado Poder Moderador. Tal poder era exercido por uma pessoa só, que no caso era o imperador Pedro I. Com isso ele