O cenário político e econômico da República Velha ( 1889 a 1930 )
Foi uma época de grandes mudanças, antes imperava o coronelismo, os donos das terras é quem tinham todo o poder. Não foi fácil fazer as mudanças que precisavam, pois quem estava no poder não queria abrir mão dele.
Foi colocado então o voto de "cabresto " assim chamado, ele era controlado por pessoas que detinham o poder com isto aconteciam muitas fraudes, o que fez com que o processo de mudança fosse acontecendo lentamente.
Houve mudanças também na industrialização, o que acabou precisando de novos trabalhadores , e estes precisavam de educação para poderem acompanhar o progresso, e este só seria garantido através da educação de seu povo.
O papel atribuído a educação nas discussões do período
Eram dois: o entusiasmo pela educação, este se preocupava com a quantidade de locais para o ensino, e o otimismo pedagógico que valorizava muita a qualidade do ensino, com estas categorias vão acontecendo grandes mudanças e avanços na educação.
O Manifesto dos Pioneiros, foi um grande projeto de reconstrução educacional do Brasil, pois a escola que tinha não era boa o suficiente para o Brasil progredir, eles precisavam de pessoas com capacidade de pensar, planejar a própria vida e interferir de forma positiva nos rumos da vida social.
Divulgado em 1932 - Foi liderado por , Fernando de Azevedo, Lourenço Filho e Anísio Teixeira e seus aliados, Afrânio Peixoto, Sampaio Dória, Roquete Pinto, Frota Pessoa, Julio de Mesquita Filho, Raul briquet, Mario Casasanta, Delgado de Carvalho, Ferreira de Almeida Junior; JP. Fontenelle, Roldão Lopes de Barros, Noemy da Silveira, Hermes Lima, Attilio Vivacqua, Francisco Venâncio Filho, Paulo Maranhão, Cecília Meireles, Edgar de Mendonça, Armanda Álvaro Alberto, Garcia de Rezende, Nóbrega da Cunha, Paschoal Lemme e Raul Gomes.
O Manifesto propunha com relação:
Ao papel que o Estado deveria desempenhar em relação a educação - Uma organização no sistema