Comparação entre a teoria motivacional de herzberg e a teoria de maslow.
[pic][pic]
[pic]
[pic][pic]
[pic]
-----------------------
Ecossistema Aquático
Ecossistema Terrestre
OS NÍVEIS TRÓFICOS
O conjunto de todos os organismos de um ecossistema com o mesmo tipo de nutrição constitui um nível trófico ou alimentar.
Os produtores ocupam o primeiro nível trófico; os animais herbívoros, que são consumidores primários formam o segundo nível trófico; os animais carnívoros que se alimentam de herbívoros (consumidores secundários), formam o terceiro nível trófico; os animais carnívoros que se alimentam de animais carnívoros (consumidores terciários) formam o quarto nível trófico e assim por adiante. Os onívoros podem ocupar mais de um nível trófico, pois eles se alimentam de plantas, herbívoros e de carnívoros. Ex.: ser humano e lobo Guará. Os decompositores (fungos e bactérias) formam um grupo especial, nutrindo-se de elementos mortos provenientes de diferentes níveis tróficos, degradando tanto produtores (plantas e algas) como consumidores (gafanhoto, onça, homem, tamanduá e certos tipos de caramujos – exemplos de herbívoros, carnívoros, onívoros, insetívoros e detritívoros, respectivamente).
HÁBITAT E NICHO ECOLÓGICO
O lugar que um organismo ocupa no ecossistema é o seu hábitat, e a descrição de seu modo de vida constitui o seu nicho ecológico. Assim, em um ecossistema representado por uma lagoa, o hábitat de uma alga microscópica é a água superficial. Seu nicho ecológico pode ser assim resumido: as algas necessitam de luz, de nutrientes minerais, de temperatura adequada, realizam fotossíntese, reproduzem-se, servem de alimento para alguns alimentos.
FLUXO DE ENERGIA E CICLO DA MATÉRIA
Todos os seres vivos necessitam de matéria-prima e de energia para a realização de suas atividades vitais. Essas necessidades são supridas pelos alimentos orgânicos. Os organismos produtores (autótrofos) sintetizam seu próprio alimento orgânico a partir de matéria não-orgânica, e esse