Teorias Motivacionais
O trabalho que a seguir se apresenta é o resultado de uma investigação feita pelos estudantes do 7º grupo do curso de licenciatura em administração pública, período nocturno, 1º ano. O mesmo tem como tema: Teorias Motivacionais. A motivação constitui um aspecto bastante importante para o desempenho do ser humano na organização, pois, um trabalhador não motivado pode contribuir negativamente para o alcance dos objectivos da organização.
O trabalho enquadra-se na linha de pesquisa do curso de Licenciatura em Administração Pública da Faculdade de Gestão de Turismo e Informática da Universidade Católica de Moçambique (FGTI – UCM), e foi desenvolvido na Cidade de Pemba, concretamente na UCM.
O tema desenvolvido no presente trabalho, é de extrema importância para os administradores, pois, para que a organização conheça o sucesso, é imprescindível ter uma noção do que motiva os trabalhadores. O trabalho tem como objectivos os seguintes:
Objectivo Geral
Analisar as teorias motivacionais, com vista a entender e explicar determinados comportamentos dos seres humanos em ambiente organizacional.
Objectivos específicos
Apresentar os conceitos e fazer uma breve abordagem em relação às teorias motivacionais;
Fazer uma análise e comparação entre as diferentes teorias apresentadas por diversos autores.
CAPÍTULO I: CONCEITOS SOBRE AS TEORIA MOTIVACIONAIS
Para um bom entendimento das Teorias Motivacionais, começaremos por abordar os principais conceitos que norteiam o processo de motivação. Para tal, o 7º grupo escolheu os seguintes conceitos:
1.1. Teoria – É uma palavra de origem Grega `Theoria`, que significava `observar` ou `examinar`. É um conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou de uma ciência1.
Portanto, analisando o conceito acima, pode-se entender da palavra `Teoria` como um conjunto de ideias que visam explicar com a máxima certeza os fenómenos da natureza.
1.2. Motivação –“Motivo, ou motivação, refere-se a um estado interno que