Tempos modernos
São Paulo
2013
TEMPOS MODERNOS
O filme retrata a exploração dos trabalhadores que sofriam em termos de adequações as linhas de produção, pois não tinham qualidade de trabalho, eram tratados como máquinas, trabalhando excessivamente, cansados e sem reconhecimento algum. Com a crise da época e a chegada da 2º fase da revolução industrial percebemos no contexto, que a situação foi mudando gradativamente. Naquela época a pior crise era o desemprego, e o movimento operário em grande crescimento gerou sentimento nas pessoas que a partir de então começaram a reivindicar seus direitos, e estrategicamente com interesses políticos foi criado uma lei onde se estabelece os direitos dos trabalhadores. Após todo esse processo de mudança, que envolvia: revolução, desemprego, greve, política e até guerra, surgiram teorias organizacionais que mudaram o sistema de administração dentro de uma empresa. Taylor, Ford, Fayol e Mayo foram os responsáveis pela adequação dos processos, que acabaram se tornando estruturalistas. Na introdução moderna as organizações se adequam as pessoas mudando seus processos e suas práticas.
Gerir pessoas parte de alguns princípios: agregar, aplicar, recompensar, desenvolver manter e monitorar. Com isso se conclui que, para uma organização eficaz é preciso ter pessoas (que ao contrário do filme) formem equipes, respeitem procedimentos, se tornem eficientes, e que a ênfase seja os processos e não somente as tarefas. A revolução fez com que fosse adotado um novo método de organizar a empresa, onde a gestão moderna visa colocar o seu funcionário em primeiro lugar, o valorizando também como ser humano.
Atualmente as empresas se preocupam em treinar, beneficiar, cuidar se precavendo de situações indesejadas no futuro. Isso fortalece o vínculo entre colaborador e empresa, trazendo resultados positivos como fidelização do cliente, inovações, comprometimento, crescimento e satisfação de todos. Um funcionário satisfeito com seu