Comparação entre VPL e TIR
Título: Comparação entre VPL e TIR
Disciplina: Matemática Financeira Turma: Pós Adm
Introdução
Qualquer que seja o projeto em uma organização, um bom investidor vai analisar qual é o risco associado para viabiliza-lo ou não. Todo projeto é único, dessa forma decidir desembolsar o orçamento ao longo dele é uma decisão importante e ao mesmo tempo difícil.
Nessa atividade serão abordadas duas técnicas de Viabilidade Econômica e Financeira, que ajudam os investidores no mundo inteiro em suas decisões: se vale a pena investir em Projeto A ou B, ou ainda no C, reconhecendo se trará lucro ou prejuízo, ou analisar se é viável ou inviável.
As duas técnicas são: Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR), esclarecendo o seu funcionamento, e além das suas vantagens e desvantagens.
Justificativa
Explanar os critérios de análise econômica nos projetos de investimento: Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno. E identificar as vantagens e desvantagens de cada um deles, na decisão de um investidor para o melhor retorno econômico dos recursos investidos.
Desenvolvimento
Os projetos promissores de uma empresa, abrir uma nova filial ou um ramo de negócios, criar um novo serviço ou atualiza-lo etc., devem ser avaliados para demonstrar sua viabilidade: Técnica, estratégica e econômica. Aqui discutiremos apenas a viabilidade econômica, que calcula o retorno do investimento, que deve ser usada em qualquer projeto que o resultado é a geração de receitas ou de economia.
Na viabilidade econômica precisa observar se o projeto assegura os requesitos econômicos e financeiros, como: existência de fontes de financiamento, disponibilidade de recursos financeiros suficientes para realizar e manter o que é proposto neste projeto. Se o fluxo de desembolso do projeto é praticável e, ainda, se o retorno esperado dele é de acordo com o investimento realizado no projeto.
Para a utilização dos critérios de avaliação é importante