Comparação entre VPL e TIR
Módulo: 2
Atividade: Individual
Título: Comparação entre VPL e TIR
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: MFPOS_T0239_0413
Introdução
Neste trabalho vou demonstrar o como analisar dois critérios muito importantes na tomada de decisão na hora de investir recursos em um projeto, são eles:
VPL (Valor presente liquido) e TIR (Taxa interna de retorno).
Justificativa
Quando decidimos investir em um projeto temos que nos calçar quanto ao retorno e a viabilidade do mesmo, através de cálculos estratégicos podemos tomar decisões que permitirá garantir o sucesso na negociação.
Desenvolvimento
Embora os métodos para a análise de investimentos sejam realmente válidos, eles são deixados de lado por grande parte da comunidade dos negócios, principalmente nas pequenas e médias empresas. O método da taxa de retorno, que é o mais popular, muitas vezes é utilizado de maneira inadequada, gerando uma expectativa errada a respeito do projeto em questão. Infelizmente, essas maneiras inadequadas de aplicação do método da taxa de retorno foram consagradas pela prática devido a suas aparentes simplicidades. Os objetivos deste artigo são:
- Apresentar, discutir e comparar os dois principais métodos para a análise de investimentos: Método do Valor Presente líquido e o Método da Taxa de Retorno.
- Mostrar que, quando aplicados adequadamente, as decisões são as mesmas, independente do método utilizado. 1) Método do Valor Presente Líquido - VPL Seja uma empresa que tem uma proposta para aplicar R$ 500.000,00 em um novo projeto. Qual decisão a ser tomada?
O método do VPL consiste no seguinte roteiro para a tomada de decisão:
1) Projete o fluxo de caixa durante toda a vida econômica do projeto.
2) Determine a taxa de desconto, que deve refletir o valor do dinheiro no tempo, o custo de capital e o risco do projeto.
3) Usando a taxa de desconto calcule o valor presente