Comparação VPL e TIR
Matemática Financeira
1 Introdução
A principal exigência sobre um novo investimento é que ele dê retorno econômico, para isso, esse aumento de receita deve superar o valor aplicado e risco eminente à operação. Para chegar à conclusão de se investir ou não em determinado projeto, é necessário avaliar as opções disponíveis no mercado para dada situação e checar se o negócio será rentável. Para tal analise, os dois critérios mais utilizados no mercado para avaliar a rentabilidade de um investimento são a TIR – Taxa Interna de Retorno – e o VPL – Valor Presente Líquido –, que serão expostos nesse trabalho.
2 Justificativa
A administração de qualquer negócio requer constante tomada de decisão sobre investimentos, que podem ser em função de aumento na produção ou comercialização de produtos/serviços, melhoria de processos industriais e até mesmo na otimização do atendimento ao cliente. Para todas as situações, a matemática financeira, através da analise do VPL e da TIR de cada projeto, pode auxiliar essa tomada de decisão, pois é capaz de mostrar dentre as opções, a que se adequará melhor à realidade da empresa e que será mais rentável.
3 Desenvolvimento
Quando falamos em investimentos, logo pensamos em rendimento, em retorno financeiro, e utilizando as ferramentas da matemática financeira, podemos encontrar esses números e descobrir se o investimento dará o lucro esperado ou prejuízo. Para fazer essa analise, é indispensável conhecer o custo de cada projeto, o seu período de implantação, a taxa de custo do capital investido e principalmente, a estimativa do retorno que o investimento dará, seja no aumento da produção, no caso da industria, ou no aumento das vendas, no caso comércio.
Atualmente no mercado financeiro, os dois critérios amplamente utilizados para avaliar a viabilidade de projetos de investimento são a TIR e o VPL. Esses conceitos serão apresentados a seguir:
3.1 Taxa Interna de Retorno – TIR