Comparação de Livros
Foi publicado em 1881, é um dos mais famosos romances de Machado de Assis. Narrado por um defunto, Brás narra, de uma forma nada linear, a sua própria vida. Retrata a sua infância, a sua temporada na Europa, seus casos amorosos e sua carreira política.
Personagens principais: Brás Cubas - narrador e protagonista, Virgília - esposa do político Lobo Neves e amante de Brás Cubas, Quincas Borba - amigo de Brás.
Contexto histórico: o romance abarca a segunda metade do século XIX, período que corresponde ao governo de D. Pedro II. A juventude de Brás coincide com a Independência do Brasil, em 1822. Assim, sua chegada à idade adulta pode simbolizar a maturidade social brasileira.
O cortiço
É um romance naturalista do Aluisio de Azevedo publicado em 1890. Tem como cenário principal uma habitação coletiva, o Cortiço, que retrata o comportamento dos moradores com base na influência do meio, da raça e do momento histórico.
Personagens principais: João Romão - português ambicioso torna-se dono da venda, do cortiço e da pedreira, Bertoleza - escrava que se pensa alforriada, trabalha para João Romão e é sua amante, Zulmira - filha de Estela e de Miranda, casa-se com João Romão, Jerônimo - português trabalhador e honesto, torna-se administrador da pedreira de João Romão, Rita Baiana - mulata sedutora, é amiga de todos no cortiço, Firmo - amante de Rita Baiana, é assassinado por Jerônimo e Pombinha - moça que discreta e educada que termina entregue à prostituição.
Contexto histórico: O romance foi escrito em um período de profundas transformações na paisagem urbana do Rio de Janeiro, captadas ali com o registro cru do naturalismo, que rejeitava qualquer forma de idealização do real.