Comparação de Livros Didáticos
História - Cotidiano e Mentalidades
8º Da hegemonia burguesa à era das incertezas: séculos XIX e XX
Autores: Ricardo Dreguer e Eliete Toledo
Atual Editora - 2º Edição: 2000. Reformulada
Gerente Editorial: Wilson Roberto Gambeta
Editora: Vitória Rodrigues e Silva
Pesquisa Iconográfica: Cristina Akisino e Maura Marzocchi
Devo dizer de que, ao contrário do que dito em sala de aula, o livro apresenta boas imagens e que condizem com o texto que está sendo tratado no capítulo. Logo nas primeiras páginas o livro já demonstra como funciona a diagramação e iconografia dos capítulos, apontando aonde as informações devem ser encontradas, facilitando o entendimento do aluno perante a diagramação do texto.
Os mapas geopolíticos estão bem desenhados e extremamente simples, com um interessante jogo de cores para melhor identificação. Um link direto com o texto, ressaltado em negrito, mostra que o assunto está em consoância com o texto. Como podemos ver o mapa dos "Movimentos políticos europeus do século XIX" da página 5 está ligado por uma linha com texto, onde se ressalta em negrito as palavras "Movimentos políticos".
Na página seguinte, quando o texto trata dos personagens burgueses durante o século XIX. A palavra burguesa está em negrito com uma imagem a ligando a uma pintura de Martin Drolling. Onde se é retratado uma típica residência burguesa. O acervo originário da pintura é descrito como "coleção particular").
Logo a seguir na página 7, o texto trata de falar sobre os "pequenos burgueses", onde os mesmos eram donos de pequenos negócios e por isso exerciam pouca influência política. A imagem retratada é uma foto de uma pequena loja em paris, com seus donos posando em frente dela. A imagem é linkada com a palavra em negrito "pequenos burgueses", o acervo é da coleção Sirot-Angel.
O padrão se repete durante todo o livro. Diversificando as imagens em gravuras, fotos, pinturas e mapas. Sempre citando o acervo pertencente do