xsacx

869 palavras 4 páginas
1. A produção intelectual de Guattari é misturada com a sua militância politica. Marxista dissidente, concebe o pensamento como uma ferramenta de luta social. Faz militância em diferentes grupos de esquerda e em toda a sua produção respiram-se ares do maio de 1968. Para Guattari, esse movimento (que caracteriza pela primera vez como uma revolução molecular) anuncia a possibilidade de outros modos de subjetivação política e de luta microssocial.
Guattari foi um pensador crítico da psicanálise, quase um revolucionário da psicanáliseE critica a psicanálise nas suas implicações sobre o desejo e o inconsciente e fundamentalmente critica a teoria do Édipo e tudo aquilo que existe de reducionista na teoria freudiana.
2....A relação entre os dois Etnocentrismo e diversidade cultural é, cada povo tem a sua cultura, a cultura ocidental e diferente da oriental, a cultura ocidental se acha superior ao oriental, e a cultura oriental se acha superior ao ocidental.
Ex: O Chinês tem uma cultura bem diferente e mais antiga que a cultura americana, por ser mais antiga e ter mais história o chinês acha a dele superior, e os americanos por se acharem superiores a tudo, e pelo os chineses terem uma cultura bem diferente da americana, mesmo com a globalização, a cultura chinesa não é ocidental, os americanos se acham superiores
3.... Não exatamente, existe uma diferença entre, onde a cultura popular é aquela tradicional que apreendemos em casa com os mais velhos exemplos disso é o crochê e a culinária. A cultura erudita requer um nível de conhecimento avançado, precisa-se ir a uma escola pra adquirir, frequentar conservatórios. Mas sempre estarão ligados entre si, uma dependerá da outra.
4. O conceito de ideologia aparece em Marx como equivalente de ilusão, falsa consciência, concepção idealista na qual a realidade é invertida e as idéias aparecem como motor da vida real.

Émile Durkheim propõe a passagem de uma sociedade mecânica na qual o indivíduo tem sua individualidade

Relacionados