LASER ER: YAG
Na remoção do tecido cariado é o laser mais indicado. O seu comprimento de onda coincide com o pico de absorção da água.
Devido a sua grande absorção, a penetração para o tecido é na ordem de microns (um mícron corresponde a um milímetro dividida em mil partes e tomada apenas uma unidade).
É um processo, portanto muito preciso em que pequenas porções dentais são removidas em cada pulso de laser.
O tecido então é removido com a formação do vapor sem o contacto físico, processo conhecido com ablação. Uma característica do tecido cariado é o de possuir maior quantidade de água do que o tecido sadio, favorecendo, portanto sua remoção.
Uma outra vantagem na aplicação deste laser está no fato da sua ação bactericida, ou seja, a superfície dental tratada fica isenta de bactérias. A restauração subseqüente é executada nas melhores condições possíveis.
Há também uma menor probabilidade de infiltração secundária.
Laser Nd: Yag
Os tratamentos gengivais visam reduzir a quantidade de microorganismo presentes localmente, acumulados na placa bacteriana e no tártaro.
Os procedimentos de raspagem, limpeza e polimento nas raízes, e coroa dos dentes, visa a redução das bactérias presentes.
O uso do laser de neodímio reduz efetivamente a quantidade de bactérias presentes no sulco gengival, bem como auxilia na regeneração da gengiva inflamada associada a doença gengival.
Nos processos de redução bacteriana dentro de canais infectados, dentro dos sulcos dentais das faces triturantes dos dentes, ou em outros locais, este é um laser de larga utilização.
É também utilizado em prevenção à cárie dental onde promove a fusão e recristalização do esmalte dental.
O Que Ocorre no tecido alvo
O feixe Laser ao atingir qualquer superfície pode ser absorvido, refletir, ser transmitido ou espalhar-se.
Para o nosso caso o mais importante é a absorção.
Os tecidos biológicos tem vários componentes, mas a água é um doa mais importantes. O Laser deve ter uma boa