Pensamento Sistêmico: Uma Nova Visão nas Áreas da Educação, da Saúde, das Empresas, da Ecologia, das Políticas Sociais, do Direito, das Relações Internacionais...
Deste modo o foco tem que ser ampliado para que seja observado nas relações entre os sistemas, a qual podemos dizer: do indivíduo para a família, o trabalho, a escolas e para as redes sociais e comunidades.
É relevante ressaltar que com a atual mudança de paradigma na ciência a visão de mundo sistêmica se destaca em três dimensões: A complexidade que busca sempre compreender e reconhecer os acontecimentos organizado do universo, ver e pensar essas relações; O dinamismo que sendo eficaz reconhece que não podemos prever nem controlar os acontecimentos, acreditando na possibilidade de mudança e evolução, reconhecer que não existe realidade objetiva, pois não existe verdade absoluta e sim que vamos construir realidades por meio de nossas observações ou mesmo as conversações, assim as realidades vão se instalando, pois os acontecimentos vivem em movimento. Segundo o autor essas três dimensões possuem um ponto incomum entre elas, podendo ocorrer seja nos campos físicos, biológicos ou sociais.
O autor destaca que o pensamento sistêmico com sua nova visão de mundo traz várias implicações na pratica e nos relacionamentos, os profissionais sejam eles de qualquer especialidade precisam ultrapassar sua visão de mundo tradicional.
Vale ressaltar que alguns filósofos já haviam apontado que não existia uma verdade absoluta, independente do observador ou daquele que fala da realidade.
Na área pedagógica a intervenção será nas relações dos indivíduos envolvidos definindo as dificuldades e lidando com elas; na área da saúde os vínculos afetivos é o ponto inicial buscando soluções para essas dificuldades com as relações familiares e as relações da família com a rede social, nas empresas