RESENHA DO TEXTO: “Pensamento Sistêmico: Uma Nova Visão nas Áreas da Educação, da Saúde, das Empresas, da Ecologia, das Políticas Sociais, do Direito, das Relações Internacionais...” (págs. 77 a 80)
DISCIPLINA: ASPECTOS SOCIAIS E PSICOLÓGICOS DA FAMÍLIA
PROFESSORA: GLÓRIA MOSQUÉRA
RESENHA DO TEXTO:
“Pensamento Sistêmico: Uma Nova Visão nas Áreas da Educação, da Saúde, das Empresas, da Ecologia, das Políticas Sociais, do Direito, das Relações Internacionais...” (págs. 77 a 80)
Em linhas gerais o texto aponta o quanto é indispensável a teoria sistêmica para o entendimento dos processos em geral, especificamente nas áreas da Educação (pedagógica), Saúde, Empresas, Políticas Sociais, enfim, em campos distintos nos quais nós, seres humanos, estamos inseridos. Cabe ressaltar que o pensamento e as práticas sistêmicas têm sido apresentados enquanto um novo paradigma da ciência, uma vez que cientistas de diferentes áreas vêm reconhecendo a essencialidade de relativizar o que já foi comprovado, ou seja, de não mais aceitar verdades enquanto sendo inquestionáveis. Nesse sentido, conforme aponta o texto, se faz necessário contextualizar os fenômenos, além de perceber o dinamismo das situações, a não previsibilidade dos acontecimentos, sejam estes físicos, biológicos ou sociais. Outro ponto fundamental está em reconhecer que não existem realidades objetivas. Diante disso, vamos constituindo a realidade à medida que vamos interagindo com o mundo e com as pessoas. Daí, as subjetividades, o ser de cada um, nunca deve ser desprezado. Portanto, a verdade contida em cada ser humano é premissa indispensável para quem pretende trabalhar diretamente com as relações entre sujeitos, entre seres humanos. Assim, foi visto que o mundo passou a ser pensado e descrito em termos de sistemas – conjuntos de elementos em interação. Como enfoca o texto “o foco passa a estar nas relações, não só as relações entre elementos do sistema, mas também as relações entre o sistema e aquele que o descreve e trabalha com ele. Amplia-se o foco do elemento (o indivíduo) para o sistema (a família, o grupo de