Resumo de Economia e Sociedade
Introdução A macroeconomia e o papel do governo
A macroeconomia é a parte da economia que se preocupa com as variáveis globais, o governo é o principal agente de política econômica, ou seja, é ele que busca equacionar os problemas inflacionários, determinar a taxa básica de juros da economia, diminuir o desemprego entre outros. Para que o governo consiga cumprir essas funções, ele utiliza diferentes políticas econômicas, que repercutem de diferentes maneiras, dependendo do setor em questão. As politicas são a fiscal, a monetária, a cambial, a comercial e a de renda.
Quando o governo executa a politica fiscal, quer dizer que ele está alterando a tributação ou os gastos. Quando o governo optar por uma politica fiscal restritiva, ele tem o objetivo principal de conter a inflação, pois essas politicas levam a uma redução do consumo e, com o mercado desaquecido, os preços tendem a se manter constante ou a reduzir.
Quando o governo opta por politica fiscal expansionista ele visa, principalmente, fomentar a atividade econômica, expandindo o emprego e a renda. Esse tipo de politica faz com que haja um aquecimento na economia, com isso, as empresas aproveitam o bom momento e expandem suas vendas.
A politica monetária, bem como a fiscal pode ser restritiva ou expansionista, sendo assim quando o governo optar pela restritiva, o maior objetivo é reduzir a quantidade de dinheiro em circulação para que haja um desaquecimento da atividade econômica, e não se abra espaço para inflação, a politica expansionista é justamente a situação contrária.
Ainda falando em politica, ainda temos a cambial que como sabemos o que principal foco do Brasil nos últimos anos tem sido o mercado externo, ou seja, as exportações. Existem diversos fatores determinantes da exportação, como renda internacional, preço do bem no mercado interno, preço no mercado externo e a taxa de câmbio (objetivo da politica cambial).
Taxa de cambio é o preço da moeda