Comparativo
Tanto quanto o capitulo lido da PLT quanto dos artigos lidos se completa, acaba dando base, suporte, para o entendimento completo de uma boa negociação.
No PLT são abordados os processos inicias da negociação, são abordadas as entradas e as saídas que se pode ter no desenvolver do processo. São traçados detalhadamente em como são as entradas e as saídas, como se dá cada uma delas.
O primeiro artigo lido descreve detalhadamente a importância das negociações internacionais e como a sabedoria de diferentes culturas influência. Retrata também como os estilos de negociação é um grande diferencial entre os negociadores e que ter credibilidade, aceitação, clareza, flexibilidade também são fatores fundamentais. Nesse artigo retratam de forma minuciosa os estilos de negociadores tais como: estilo catalisador, estilo apoiador, estilo controlador e o estilo analítico. Estilos os quais pode variar de país por país, o Brasil assim como também os Estados Unidos possuem o estilo catalisadores o que é o estilo extremamente criativo, que sempre possui novas idéias, são entusiastas de grandes empreendimentos, inovador.
O artigo das técnicas de negociação abrange todos os artigos lidos de uma forma simplificada a fim de dar um fácil entendimento a todo o processo e as técnicas de negociação. É um artigo que apresenta uma abordagem clara e sucinta. Fala sobre os conceitos de negociação, das técnicas que dependendo das quais são utilizadas, chega-se a quatro tipos de negociação: ganha/ganha; ganha/perde ou perde/ganha; perde/perde e a negociação não realizada. Chega a retratar assim como também no primeiro artigo os estilos do negociador e citam também alguns outros (estilo restritivo, confrontador, ardiloso e amigável).
No geral uma boa negociação é aquela que ambos saem ganhando (ganha/ganha), afinal uma negociação não é uma guerra onde apenas um lado pode sair vencedor. Bons negociadores pensam e negociam juntos.