Como o homem se constitui no contexto sociocultural em que está inserido
Cultura pode ser definida como um conjunto de hábitos, instrumentos, objetos de arte, tipos de relações interpessoais, regras sociais e instruções em determinado grupo.
Os primatas são considerados protoculturais, pois transmitem hábitos através de gerações, e aprendem por observação.
Já o homem é também um animal, mas pode ser considerado diferente dos outros por ser cultural, mesmo que durante um curto período, enquanto crianças de 1 a 2 anos, aprendam a usar instrumentos simples por imitação ou reforço. Pode-se dizer que um homem é um animal que usa símbolos porque houve um desenvolvimento do seu cérebro para tal.
O homem, ao nascer, traz comportamentos inatos, ligados a suas estruturas biológicas, porém, no decorrer de seu desenvolvimento, vai sendo moldado pela atividade cultural que o cerca.
Os pais, ou seus substitutos, trazem dentro de si, o sistema social onde foi criado, que é um sistema que existe há gerações e que é acentuado através de inter-relações sociais, ou seja, a sociedade, com seus costumes, crenças, valores, não esta acima do indivíduo, ela é constituída por estes.
O ser humano histórico social desenvolve através dessas relações inter pessoais um eu, que supõe que este seja um sujeito ativo, que toma decisões e se orienta no mundo, e que tem uma auto imagem e auto estima que estão relacionadas ao conceito de identidade. É um ser humano que tem o jeito de andar, hábito de higiene, de expressar emoções, de usar instrumentos que adquiriu das relações pessoais com os indivíduos da sociedade que o constituiu.
Nota-se que a sociedade, as relações inter pessoais, os valores morais e éticos vão moldando o indivíduo, vão tornando-o aquilo que ele vê e que os outros vem, mas de outro lado são esses indivíduos que vão mudando e moldando as pessoas a sua volta, sua cultura, sua moral, pois são serem criativos, intencionais e em constante transformação; ou seja, é uma relação