Como b-learning poderá tornar o e-learning perfeito?
Joaquim Costa Pinto costapintoo@hotmail.com La clave del cambio metodológico no es para aprender más (lo que de hecho está ampliamente demostrado que no sucede) sino aprender diferente” (Pina, 2007, pág.17)
Resumo Com o aparecimento e desenvolvimento do EaD, têm surgido mudanças nos processos de aprendizagem resultando em vários modelos de ensino a utilizar no EaD. As principais mudanças devem-se consideravelmente às revoluções tecnológicas. O aparecimento da Web, veio permitir a expansão do e-Learning. No entanto, este modelo de ensino poderá não estar totalmente adequado às necessidades da sociedade em que nos encontramos, pois poderá precisar de ajustes nos seus processos. No seguimento, surge o Blended Learning, ou b-Learning como um novo modelo ou um possível complemento ao e-Learning. Este modelo, embora apresente diversificações de processos, também apresenta várias denominações, como tem vários fundamentos para existir e difundir-se, pois pode apresentar vantagens em relação a outros modelos de ensino à distância.
Palavras-Chave: Blended Learning, b-Learning, Modelo de Aprendizagem, e-Learning, Aprendizagem Mista ou Híbrida.
Introdução
O termo «Blended Learning» «provém do “mundo” da formação de empresas (e tem obviamente uma forte intencionalidade de promoção e marketing)» (Pina A. B., 2004, p. 12) como, segundo Singh (2003) encontra-se associado a simples aprendizagens online realizadas em classes tradicionais, associadas a actividades assíncronas realizadas pelos alunos fora da aula presencial, respeitando a sua disponibilidade e ritmo. Emerge, talvez não como um novo modelo de ensino de aprendizagem, mas como uma adaptação aos processos do ensino à distância, devido a uma urgente necessidade de encontrar uma maneira de alargar o espectro do ensino a indivíduos pertencentes a uma sociedade de informação em constante mutação, como também diversificar os sistemas de entrega, como