Filosofico
PRELETOR: Rev. José Kleber DATA: 29/01/2012 EVENTO: ESCOLA DOMINICAL
INTRODUÇÃO No início deste século, várias crises atingem a igreja de Jesus aqui no Brasil, por que não dizer no mundo. Há uma crise profunda de compromisso – falta engajamento por parte da maioria dos crentes – falta disposição de servir na obra de Deus A igreja também vive uma profunda crise moral – temos visto muitas notícias de escândalos abalarem o meio evangélico. Há ainda uma crise muito grande de espiritualidade – muitos vivem uma espiritualidade apenas no ambiente religioso da igreja. Enquanto estão na igreja, oram, leem a Bíblia Terminado o culto, e eles mudam de ambiente, a espiritualidade acaba. Não obstante, sem inúmeras as crises da igreja hoje, creio que o nascedouro, a gênesis, a mãe de todas essas crises da igreja hoje é a crise de identidade e missão da igreja. A falsa compreensão ou a não compreensão do que seja a identidade da igreja e a sua missão são a causa de todas as demais enfermidades que invadem e se instalam no seio da igreja.
E o texto que lemos, tem como objetivo descrever o verdadeiro ser da igreja e a sua missão no mundo.
PERGUNTA: O QUE É A IGREJA?
I – A IGREJA É UMA COMUNIDADE – v. 13-14 É uma comunidade, porque, observem como começam o verso 13 e 14: “VÓS SOIS”.
Não diz “TU ÉS”, não diz “ELE É ” – mas VÓS SOIS.
Igreja é um lugar de ajuntamento, de agrupamento de vários “EUS”.
O que isso significa? Significa que na igreja não há lugar para o “EU” sozinho. Não há espaço na igreja de Cristo para o “EU”, só há espaço para o “vós” – para o ajuntamento, agrupamento.
Ou seja, o eu só existe na relação com o outro. Eu só existo na igreja de Jesus na relação com o outro, na relação comunitária.
Então a primeira coisa que Jesus ensina a respeito do ser da igreja é que a sua Igreja é COMUNIDADE.
Só há igreja na pluralidade da relação