filosofico
Pois, nosso país e nossa literatura, estão diretamente relacionados a estas manifestações literárias.Introdução
A lusofonia poderá ser, o conjunto de identidades culturais existentes em países, regiões, estados ou cidades em que as populações falam predominantemente língua portuguesa: Angola, Brasil,Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Macau, Timor-Leste e diversas pessoas e comunidades em todo o mundo. Todo o discurso da lusofonia assenta numa ideia de excepçãodo colonialismo português.uma língua européia, era um “homem-de-dois-mundos”, e a sua escrita, de forma mais intensa ou não, registrava a tensão nascida da utilização da língua portuguesa emrealidades bastante complexas. Ao produzir literatura, os escritores forçosamente transitavam pelos dois espaços, pois assumiam as heranças oriundas de movimentos e correntes literárias da Europa e dasAméricas e as manifestações advindas do contato com as línguas locais. Esse embate que se realizou no campo da linguagem literária foi o impulso gerador de projetos literários característicos dos cincopaíses africanos que assumiram o português como língua oficial.
DESENVOLVIMENTO
Apesar de o termo Literaturas Africanas Lusófonas englobar a produção dos cinco países africanos que têm comolíngua oficial o português e o contexto de suas produções estéticas ter sido gerado de maneiras semelhantes é preciso atentar para as peculiaridades das produções de cada país, o que permitirá uma análisenão redutora de suas obras. É preciso entender os movimentos estéticos surgidos em cada um dos cinco países para que se compreendam suas densas produções.
Justificativa
Pois, nosso país e nossa literatura, estão diretamente relacionados a estas manifestações literárias.Introdução
A lusofonia poderá ser, o conjunto de identidades culturais existentes em países, regiões, estados ou cidades em que as populações falam predominantemente língua portuguesa: Angola, Brasil,Cabo Verde,