Projeto informatizado da paisagem de encostas. simulação espacial volumétrica do morro da cruz, florianópolis, santa catarina”.
RELATÓRIO FINAL DAS ATIVIDADES
“Projeto Informatizado da Paisagem de Encostas. Simulação Espacial Volumétrica do Morro da Cruz, Florianópolis, Santa Catarina”.
Acadêmica: Michele Ropelato Orientadora: Dra. Arq. Sonia Afonso
Departamento de Arquitetura e Urbanismo Centro Tecnológico Florianópolis, Agosto de 2004
ÍNDICE 1. Resumo 2. Introdução 2.1. Justificativa 2.2. Área de Estudo 2.3. Objetivos 3. Metodologia 4. Resultados e Discussões 4.1. Revisão Bibliográfica 4.2. Confecção dos Dados 4.3. Pesquisa de Manipulação de Dados Espaciais e Construção do SIG 4.3.1. AutoCad 4.3.2. ArcView 4.3.2.1. Layers 4.4. Produtos Gerados Sobre o Morro da Cruz 4.4.1. Temas 4.4.2. Modelo Digital do Terreno 4.4.3. Simulação Volumétrica dos Temas 5. Considerações Finais 6. Referências Bibliográficas 7. Anexo 1 2 3 4 5 7 7 7 8 9 9 10 11 14 14 19 21 27 28 30
1. RESUMO O Morro da Cruz, desde o início da colonização, sofreu as influências e agressões devido ao estabelecimento da cidade na região próxima ao Morro. Assim, este local, mais especificamente o bairro da Prainha, objeto desta pesquisa, possui aspectos físicos e humanos relevantes a serem estudados. Pretende-se neste trabalho criar um material cartográfico capaz de facilitar as tomadas de decisões no planejamento urbano desta área, através da comparação e cruzamento de informações disponíveis em cada mapa gerado. Com o uso dos aplicativos Auto Cad e Arc View buscou-se realizar uma simulação dinâmica do Bairro da Prainha, no Morro da Cruz, visando representar diferentes alternativas que considerem o sistema de informações geográficas como elemento facilitador da análise de dados. Por intermédio da análise espacial das simulações volumétricas da paisagem pode-se verificar padrões recomendáveis da ocupação para o local de estudo.
Palavras Chaves: Ocupação de Encostas, Maquete Eletrônica, ArcView.
1