1990-Novas abordagens - teoria
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
ADMINISTRAÇÃO JAPONESA
ADMINISTRAÇÃO HOLÍSTICA
BENCHMARKING
DOWNSIZING
GERENCIAMENTO COM FOCO NA QUALIDADE
LEARNING ORGANIZATION
MODELO DE EXCELÊNCIA
REENGENHARIA
READMINISTRAÇÃO
TERCEIRIZAÇÃO
Administração Participativa
A administração participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas,cuja a origem não se sabe ao certo, que valoriza a capacidade de tomar decisões e resolver problemas, aprimorando a satisfação e a motivação no trabalho, contribuindo para o melhor desempenho e para a competitividade das organizações. Situações nas quais os trabalhadores, direta ou indiretamente (por meio de seus representantes), interferem nos procedimentos administrativos, comerciais ou, embora mais raro, na condução geral da empresa.
Esse método permite a manifestação dos funcionários em relação ao processo de administração da empresa de forma organizada e responsável, sempre contribuindo com suas experiências e conhecimentos, buscando sempre agregar mais valores às funções e pessoas dos quais participa.
Administrar de forma participativa consiste em compartilhar as decisões que afetam a empresa, não apenas com funcionários, mas também com clientes ou usuários, fornecedores, e eventualmente distribuidores da organização. A meta da administração participativa é construir uma organização participativa em todas as interfaces.
No modelo participativo, predominam a liderança, a disciplina e a autonomia. Nas organizações que adotam esse modelo, as pessoas são responsáveis por seu próprio comportamento e desempenho.
Esse modelo iniciou-se na “Toyota Motors Company”, e é um importante instrumento para obtenção de resultados em todas as áreas da organização, principalmente na produção, pois os colaboradores têm um interesse maior em participar das soluções, porém esse método não é fácil de ser implantado, pois o fator de risco em toda organização e o recurso humano, e nesse modelo, não podem