psicoterapia breve
EIXO TEÓRICO, PRINCIPAIS CONCEITOS.
A psicoterapia breve psicodinâmica tem sua tem sua raiz baseada na psicanálise desenvolvida por Freud, pois era na época a única referência que havia e por ser a panaceia existente e universal. Originou a partir de Ferenczi e Rank (1924) na ação de tentar encurtar o tempo dos tratamentos psicanalíticos.
Somente a partir da composição de outras abordagens terápicas, foi possível a alternativa de tratamento baseado em outras abordagens. E atualmente as psicoterapias breves são divididas em duas grandes linhas: a abordagem psicodinâmica, que tem sua gênese nos princípios de atendimento psicanalítico do século XX; e as de abordagem cognitiva e comportamental, originadas das teorias de Skinner e Thorndike.
A psicoterapia é um espaço para se esclarecer e transformar estas dificuldades vinculares. Este processo ocorre através de uma relação saudável com um profissional eticamente comprometido e tecnicamente qualificado.
A base de uma boa terapia está na relação terapêutica. A boa terapia se desenrola num enquadre clínico com um vínculo que favorece este processo. Aí está um dos segredos desta arte e ciência: criar um ambiente que permita a revelação do mundo interno e favoreça o desenvolvimento do processo singular de cada um. Neste clima é possível que o ser mais oculto e amedrontado se mostre, seja ouvido e transforme-se, que o processo formativo possa prosseguir formando vida.
REFERENCIAL TEÓRICO E TÉCNICO
AS PRINCIPAIS TÉCNICAS DA PSICOTERAPIA BREVE
A psicoterapia breve psicodinâmica está embasada em conceitos psicodinâmicos originados da teoria de desenvolvimento da personalidade elaborada por Freud. Esses conceitos dão base à atuação do psicoterapeuta que utiliza dessa abordagem. São perspectivas importantes da psicanalise, concepções que, fundamentam e auxiliam o uso das técnicas de PBP. As abordagens dispõem de algumas conceituações teóricas importantes como, teoria das emoções, experiência