Como a Radiação é utilizada no tratamento do cancer
No tratamento do câncer, a radiação é normalmente usada em conjunto com outros tratamentos, como a quimioterapia. Entretanto, traz inúmeros benefícios. Tecnicamente, a radiação associada com o tratamento do câncer é chamada de radiação ionizante, o que funciona criando íons nas células de tecidos que entra em contato. Ele empurra elétrons dos átomos, matando as células no processo. O objetivo é matar as células cancerígenas, embora as células saudáveis são frequentemente mortas no processo também.
Tipos comuns de tratamento de radiação.
Muitos tipos diferentes de tratamento de radiação são utilizados na luta contra o câncer. Um tipo usa prótons, porque eles são partículas que não causam muito dano ao tecido, mas são bons em matar células cancerosas. A ideia é que este tipo de tratamento permite que a área a ser irradiada mais vigorosa e durante um maior período de tempo.
Outro tipo utiliza elétrons. Um feixe de elétrons é criado por um acelerador linear e colocado perto do corpo. Este tipo é mais utilizado para o tratamento de tumores perto da superfície do corpo. O terceiro tipo principal conta com fótons de alta energia. Estes fótons são tomados a partir de coisas, tais como césio ou de cobalto, que são altamente radioativos.
Finalmente, nêutrons são utilizados no tratamento de alguns tipos de cancros, embora possam causar efeitos secundários muito graves. Os nêutrons têm se mostrado eficaz no tratamento de cânceres de cabeça e de próstata.
Radiação externa
Obtendo a radiação no corpo não é tão simples como parece. O método mais comum é chamado de radiação externa. Um aparelho chamado acelerador linear é utilizado para concentrar partículas na área que contém o cancro. O tratamento dura várias semanas e muitas vezes é dado a cada dia. O problema é que a radiação afeta o tecido normal, bem como, não só tecidos cancerosos. Assim, você pode experimentar efeitos secundários que são