doenças cardiovasculares
A doença das artérias coronárias é o tipo mais comum de doença cardíaca. Ela ocorre quando as artérias coronárias, que suprem o músculo cardíaco de sangue, ficam endurecidas e estreitas devido ao acúmulo de placas. Esse processo de acúmulo de placas e endurecimento e estreitamento das artérias é chamado deaterosclerose. As placas são uma mistura de substâncias gordurosas que incluem colesterol e outros lipídeos.
O fluxo sanguíneo e suprimento de oxigênio ao coração pode ser reduzido com a placa, ou até totalmente bloqueado. As placas também podem romper e ocasionar coágulos sanguíneos que bloqueiam artérias.
Conseqüências da doença das artérias coronárias
A doença das coronárias pode ocasionar ataque cardíaco e angina, que é a dor ou desconforto no peito que acontece quando o músculo cardíaco não está obtendo sangue suficiente.
Com o passar do tempo, a doença das artérias coronárias pode enfraquecer o músculo cardíaco e provocar insuficiência cardíaca, um problema sério no qual o coração não consegue bombear sangue como deveria. Doença das coronárias também pode ocasionar arritmia, que é o batimento cardíaco irregular.
Sintomas da doença das artérias coronárias
O sintoma mais comum da doença das artérias coronárias é angina. Em algumas pessoas, o primeiro sinal de doença das artérias coronárias é um ataque cardíaco. O médico pode estimar o risco do paciente desenvolver doença das artérias coronárias checando vários fatores como pressão arterial, colesterol e glicose no sangue, histórico médico, e outros fatores.
Diagnóstico da doença das artérias coronárias
Os médicos podem fazer vários testes para diagnosticar a doença das artérias coronárias em pacientes de alto risco ou que apresentam sintomas.
Esses testes podem incluir:
* Eletrocardiograma, o qual mede a função elétrica, taxa e regularidade da batida do coração.
* Ecocardiografia, que cria imagem do coração.
* Teste de esforço para medir como o