Radiação
Gabriela Reis Fernandes
RESUMO
Basicamente o trabalho se resume mostrar ao leitor, os riscos e benefícios do uso da radiação nos tratamentos cancerígenos. Tendo como objetivo explicar como o procedimento é feito e a qual nível de radiação o paciente será exposto. Realizou-se uma pesquisa em sites específicos sobre o assunto, com as contribuições de autores como Sônia Rodrigues, Sílvia Lisboa, entre outros. Concluindo que assim como a radiação pode ser benéfica para a saúde, dependendo da maneira como é usada, também pode ser comprometedora.
Palavras-Chave: Radiação. Câncer.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema mostrar a função de certos tipos de radiação no combate ao câncer, citando diferentes tipos de tratamentos, radiações, como aplicá-las e a importância delas nesse tema “depois do descobrimento do uso da radiação como forma de tratamento de câncer, salvamos muitas vidas”, afirma o Dr. Franklin Scheizer.
Citar alguns tipos de tratamentos que utilizam a radiação como forma de regressão da doença;
Quais são os tipos de radiação utilizados?
Quanto tempo dura um tratamento?
DESENVOLVIMENTO
Quem ouve falar da radiação sempre acha que ela é uma vilã da ciência, o que não é verdade, pois ela tem um papel muito importante na medicina hoje em dia.
As aplicações de radiação são feitas em um campo genericamente denominado Radiologia, que por sua vez compreende a radioterapia, mamografia, tomografia, radiologia diagnostica e a medicina nuclear.
A radioterapia utiliza a radiação no tratamento de tumores, principalmente os malignos, e baseia-se na destruição do tumor pela absorção de energia da radiação. O principio básico utilizado maximiza o dano no tumor e minimiza o dano em tecidos vizinhos normais, o que se consegue irradiando o tumor de varias direções. Esse tratamento também ajuda na regressão ou ate mesmo cura de câncer de