Doenças
Pulmão
Cirurgia:
A cirurgia para câncer de pulmão consiste em retirar o tumor e os gânglios linfáticos próximos do pulmão afetado, para evitar o crescimento do tumor e que ele se espalhe pelo organismo, podendo ser de 3 tipos:
Segmentectomia: consiste na retirada de uma pequena parte do lobo pulmonar com câncer. É indicada para pacientes com tumores pequenos ou que estão com o estado de saúde fragilizado.
Lobectomia: consiste na remoção de um lobo inteiro do pulmão. É a mais indicada, mesmo para tumores pequenos.
Pneumectomia: consiste na remoção de todo o pulmão do lado afetado pelo câncer. É indicada quando o tumor está localizado próximo do centro do tórax. Quimioterapia:
A quimioterapia pode ser realizada antes da cirurgia para reduzir o tumor e tornar mais fácil e sua retirada, ou pode ser realizada após a cirurgia para destruir as células cancerígenas, que possam ainda restar no corpo. Nos casos onde a cirurgia é contraindicada e nos casos de cânceres avançados, a quimioterapia é o principal tratamento, sendo utilizada para controlar o crescimento do tumor e aliviar os sintomas da doença.
Geralmente, a quimioterapia utiliza a combinação de 2 medicamentos como Cisplatina, Etoposídeo, Gefitinibe, Paclitaxel, Vinorelbina ou Vinblastina. Radioterapia:
A radioterapia é muitas vezes o principal tratamento do câncer de pulmão, principalmente quando a cirurgia é contraindicada devido ao seu tamanho ou localização do tumor. É utilizada, também, antes da cirurgia para reduzir o tamanho de tumor, ou depois, para destruir as células cancerígenas que ainda possam estar no pulmão. Os efeitos colaterais da radioterapia podem ser:
Fadiga;
Perda de apetite;
Dor de garganta;
Irritação na pele no local da radiação;
Febre;
Tosse;
Falta de ar.
Terapia Fotodinâmica para Câncer de Pulmão
A terapia