Como a gramatica vem sendo ensinada.
A gramática vem sendo ensinado de forma ultrapassada, resumindo-se à prática de exercícios que abordam apenas regras e conceitos. A maioria dos professores não utiliza uma metodologia adequada, pois tem internalizado que a gramática é uma lei imutável, não considerando as demais acepções sobre o termo. Esta forma de ensino contribui para o crescimento das diferenças sociais, mesmo depois de vários anos frequentando a escola, não se emprega corretamente as normas gramaticais em seu dia-a-dia, o que traz dificuldades comunicativas e sociais.
2) Como deve ser trabalhada?
O estudo da gramática deve ser entendido como um suporte à construção de sentidos à textualidade, trabalhar para que o aluno não continue a falar e a escrever de maneira errada, do ponto de vista da norma culta e ter como objetivo central a formação de leitores e escritores, de igual modo de pessoas capazes para leitura, fala e escrita. A maioria das pessoas, mesmo depois de vários anos frequentando a escola, não emprega corretamente as normas gramaticais em seu dia-a-dia, o que lhes acarreta dificuldades comunicativas e sociais. 3) O que deve ser priorizado nas aulas de gramática?
O ideal e que exista um vinculo entre teoria e prática. O professor deve aproveitar a vivência do aluno, sua realidade concreta, as suas particularidades sociais e suas habilidades. Não existe um modelo a serem seguidas. As experiências cotidianas e os referenciais teóricos vão construindo esta atuação em sala de aula.
4) O que dizem os estudiosos a respeito desse ensino?
Segundo Neves (1997, p.97), não se pode tratar da gramática sem considerar o sistema; o que não quer dizer oferecer aos alunos o sistema, arranjado em esquemas e paradigmas. Um contato de tal tipo consegue, quando muito, uma atuação desses alunos como meros repetidores. É só refletindo sobre a língua que se pode chegar com clareza ao sistema que a regula. No entendimento de