Sociedade de Controle e Controle Social
Sociedade de Controle e Controle Social
“Site promete mais documentos secretos dos EUA sobre Afeganistão”
26/07/2010• 11h56 - Atualizado em 26/07/2010• 12h36 (A reportagem inteira no site)
A revelação de cercas de 91 mil documentos secretos das Forças Armadas dos EUA sobre a Guerra do Afeganistão é "só o começo", disse nesta segunda-feira (26) Julian Assange, fundador do site que revelou os papéis.
O dono do WikiLeaks disse que ainda tem milhares de arquivos confidenciais para postar.
A Casa Branca, o Reino Unido e o Paquistão condenaram o vazamento, ocorrido no domingo. O governo do Afeganistão disse que ficou "chocado" com a revelação, mas insistiu que a maioria das informações já era conhecida.
Os documentos trazem revelações sobre as vítimas civis e as supostas ligações entre os serviços secretos paquistaneses e os insurgentes.
Para o jornal britânico "The Guardian", um dos jornais que divulgaram os documentos, estes apresentam "um retrato devastador de uma guerra prestes a fracassar".
Assange justificou sua decisão de revelar os documentos afirmando que "o bom jornalismo é controverso por natureza".
Os documentos remontam a 2004. Eles também foram enviados ao "New York Times", ao "Guardian" e à revista alemã "Der Spiegel".
Provenientes principalmente da embaixada dos Estados Unidos em Cabul, eles registram, por exemplo, uma influência crescente do Irã no Afeganistão, do apoio de Teerã aos insurgentes islamitas e de uma corrupção em grande escala que compromete a luta contra a rebelião.
O "New York Times" ressaltou que estes arquivos mostram "com riqueza de detalhes as razões pelas quais, depois que os Estados Unidos gastaram cerca de US$ 300 milhões nesta guerra, os talibãs estão mais fortes do que em qualquer outro momento desde 2001".
...
“Salvador terá 33 câmeras de monitoramento no Carnaval 2013”
06 de Fevereiro de 2013•17h51
Salvador inaugurou nesta quarta-feira (6) a