linguistica
1. A gramática escolhida por você traz alguma contribuição da linguística ou apresenta uma visão puramente tradicional? Explique :
A gramática formaliza a língua, ou descrevendo-a (descreve a forma) ou traçando normas para o seu uso (gramática normativa). A linguística analisa os fatos da língua na sua situação de uso e tenta explicá-los. Ambas tratam do mesmo assunto, mas sob ângulos diferentes.
A gramática normativa é aquela que prescreve as regras, normas gramaticais de uma língua. Ela admite apenas uma forma correta para a realização da língua, tratando as variações como erros gramaticais. Atualmente é muito criticada pelos gramáticos, pois já se admitem outras gramáticas como a descritiva, a gerativa, etc.
A Gramática Normativa toma como base as regras gramaticais tradicionais e o uso da língua por dialetos de prestígio como por exemplo obras literárias consagradas, textos científicos, discursos formais, etc. As variedades linguísticas faladas são tratadas como desvio da norma até que sejam dicionarizadas e oficialmente acrescentadas às regras gramaticais daquela língua.
A Gramática Normativa é uma disciplina e tem por finalidade codificar o uso do idioma, induzindo as normas que representam o ideal da expressão correta. Estes escritores optam por utilizar a linguagem coerente, aquela que está dentro dos padrões da norma culta. As regras da gramática normativa são fundamentadas nas obras dos grandes escritores, onde é colocado um ideal de perfeição da língua como se não houvessem variações de pessoa para pessoa, dependendo do meio e do contexto. É nela que se espelha o uso idiomático que se consagrou. A gramática normativa tem a função de estabelecer regras para o uso da língua, sendo, então, a mais usada em salas de aula como forma de padronizar a utilização da língua materna.
Fonte :
ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. 1915-1991. Gramática Normativa da língua portuguesa. – 45ª edição – Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.
2. Para