Ferramentas de qualidade
Com o propósito de oferecer um suporte à grande e complexa atividade de gerenciar projetos, pessoas e entre outras coisas existem diversos instrumentos de apoio de alto desempenho desenvolvidos por estudiosos e conhecedores da área.
Um dos objetivos básicos da cultura da qualidade é educar o profissional a confiar menos no feeling e a trabalhar preferencialmente com dados. Ao contrário do que possa parecer à primeira vista, essa postura não reprime a criatividade, mas a desenvolve. Dispor de informações reais sobre o que está ocorrendo modifica a forma de atacar os problemas: em lugar de buscarmos soluções por "tentativa e erro", podemos analisar a questão de forma sistemática e projetar uma solução. Trabalhar com dados, por outro lado, é um desafio: Como coletá-los? Como organizá-los? Como usá-los? As ferramentas apresentadas a seguir resolvem, na maior parte dos casos, essas questões. São quase todas muito simples, de fácil utilização.
As ferramentas podem ser usadas isoladamente, mas os melhores resultados serão obtidos com uma abordagem sistematizada de solução de problemas. É preciso, em outras palavras, administrar o esforço coletivo na solução de problemas e na consequente busca de melhoria da qualidade. É necessário estimular o trabalho em equipe e uma intensa interação entre as pessoas.
Cada ferramenta tem sua própria utilização, sendo que não existe uma receita adequada para saber qual a ferramenta que será usada em cada momento.
EXEMPLOS DE FERRAMENTAS
BRAINSTORMING
A filosofia básica do Brainstorming é deixar vir à tona todas as ideias possíveis sem criticar durante a sua exposição. O objetivo é obter o maior número possível de sugestões, para fazer posteriormente o julgamento. O Brainstorming, não determina uma solução, mas propõem muitas outras. É um grupo de pessoas na qual um tema é exposto e que através de livre associação de pensamento começam surgir ideias associadas a este tema.
QUANDO USAR UM BRAINSTORMING
•