o que é política
Resumo sobre o capítulo: Uma visão histórica.
Este capítulo nos mostra que a política é fruto de uma transformação histórica onde levou anos para chegar na posição em que se encontra.Ao estudar os passos da atividade histórica junto à política, observamos que ela se encontra em constante evolução.A política que temos e vivenciamos é resultado de vários anos de sedimentação e reconstrução de seu conceito inicial.Ela não é uma ciência estática mas sim dinâmica onde passa por uma transformação dia a dia e com isso é moldada de acordo com a sociedade que por ela é regida.
A política oficial está cada vez mais dando espaço para a prática de política de base, se refugiando em pontos distantes de ações institucionais.
Assim sendo,podemos presumir que as tais transformações da política acontecerão principalmente nesta base e que a política agora deve ser estudada com um olhar no passado, e não com o embasamento estatal e partidário de como era antigamente.
Wolfgang Leo Maar, cita a Grécia como o berço da democracia.Atenas,a consolidação de Sólon,os grandes debates na ágora(praça em Grego),a época de Péricles,e faz referência também a Platão e Aristóteles.
Para Platão,o político não se diferencia dos demais homens por nenhuma qualidade a não ser por conhecer melhor os fins da polis,oferecendo uma luz que guie os homens entrevados nas sombras das cavernas.
Para Aristóteles ,na ética a Nicômaco, como “a política utiliza-se de todas outras ciências, e todas elas perseguem um determinado bem, o fim que ela persegue pode englobar todos os outros fins,a ponto de este fim ser o bem supremo dos homens”.
Resumo sobre o capítulo: Atividade política, estado e cotidiano.
Neste capítulo,discute-se a atividade política,o estado e o cotidiano,questionando o significado da política na sociedade e o seu papel na vida das pessoas, utizando como exemplos vários momentos da história do nosso país.Através disto podemos ver o quanto a