o povo brasileiro
CURSO DE PEDAGOGIA
RESENHA: LÍNGUA E LIBERDADE
Goiânia
2011
RESENHA: LÍNGUA E LIBERDADE
Trabalho da disciplina de Comunicação em Língua Portuguesa II, como condição para obtenção de parte da nota de N2, sob orientação da professora Mestre Flávia Cristina de Souza.
Ms. Flávia Cristina de Souza
(Orientadora)
Goiânia
2011
LÍNGUA E LIBERDADE
CELSO PEDRO LUFT
LUFT, Celso Pedro. Língua e Liberdade. São Paulo: Ática. 8ª edição. 2001. Celso Pedro Luft nasceu em Poço das Antas, 28 de maio de 1921e faleceu em Porto Alegre, 4 de dezembro de 1995, foi um professor, gramático, filólogo, lingüista e dicionarista brasileiro. Celso Luft nasceu numa cidade habitada por descendentes de imigrantes alemães. Era formado em Letras Clássicas e Vernáculas pela PUCRS e fez curso de especialização em Portugal. Em 1963, com quarenta anos, Celso casou-se com Lya Fett, com vinte e um anos, e que viria a tornar-se a escritora Lya Luft. Eles tiveram três filhos. De 1970 a 1984, manteve uma coluna diária no jornal Correio do Povo. No ano seguinte, publicou Língua e Liberdade. Em 1985, Celso e Lya se separaram, e ela passou a viver com o psicanalista e também escritor Hélio Pellegrino, falecido em 1988. Em 1992, Celso e Lya voltaram a casar. Ele morreu em dezembro de 1995, após dois anos de enfermidade. Algumas de suas obras foram: Moderna gramática brasileira; Minidicionário Luft; Dicionário brasileiro; Língua e liberdade; A Vírgula e etc.
Na obra de Celso Pedro Luft, Língua e Liberdade, percebe- se, que o autor usa uma linguagem simples, de fácil compreensão; no início de sua obra ele traz a questão do quanto pode parecer estranho, que um estudioso da gramática, seja contra o ensino da mesma; é isso que constata- se ao longo de todo trabalho de Luft, duras críticas ao ensino da gramática. Quanto a essa questão, que parece irônica, Luft explica; a gramática como é ensinada nas escolas, não passa de