o povo brasileiro
Quanto à definição de democracia, trata-se de um regime político que tem como principal objetivo a participação dos cidadãos na vida política, econômica e cultural da sociedade. Desse modo, todos os cidadãos devem ter seus direitos fundamentais protegidos, uma vez que exercem poder e responsabilidade de forma direta ou indireta, mediante representantes eleitos. Em qualquer tipo de democracia, há o compromisso de proteger os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias, tais como a liberdade de expressão e de religião. Nesse contexto, todos os cidadãos recebem a mesma proteção judicial e seus direitos são assegurados pelo judiciário, além de terem o dever de participar ativamente na vida pública.
Entretanto, no documentário “O Povo Brasileiro” o primeiro ato, chamado de “Encontros e Desencontros” mostra que a população brasileira surgiu a partir da miscigenação de várias raças. A partir da mistura entre índios, africanos, europeus e depois entre mestiços, ameríndios e mulatos, surgiu um “Zé ninguém” que deu origem à formação inicial do povo brasileiro.
O segundo ato, “Brasil Crioulo”, mostra que a região crioula (de Pernambuco à Bahia) foi a que mais sofreu influência africana e consistia na civilização do açúcar, o primeiro modo de viver brasileiro. Além de uma economia complexa, existia relação de dominação e intercruzamento entre os senhores de engenho (autoridade máxima) e seus escravos. Mais tarde, a abolição da escravatura levou a decadência dos negros, que foram para as cidades e, como não tinham poder, não conseguiram se classificar. Surgiu então a marginalização dos negros e a criação de um mundo cultural paralelo, distinto do europeu.
Já o ato “Povo Sertanejo” expõe a população resultante da mistura entre ameríndios e brancos mestiços numa paisagem dura e trágica de seca. O gado, naquela época, era uma grande mercadoria que era levada para onde tinha água. A relação existente era do