Como Ter Xito No Ensino De Ci Ncias
Sabe-se que hoje quando o aluno chega a escola trás consigo um repertório de representações e explicações da realidade que o cerca, influência da cultura familiar, comunitária pautadas pelo censo comum; A internet e os meios midiáticos oferecem também grande número de informações sobre fenômenos maturais, sobre o clima, descobertas cientificas. Contudo é necessário ter em mente que o acesso à informação não significa efetivamente uma compreensão clara, que seja capaz de consolidar a aprendizagem de forma mais ampla, preparando o educando para exercer seu papel na sociedade de forma consciente, ética e transformadora.
Durante período de estágio tive a oportunidade de realizar a observação em algumas aulas e observamos que ainda existem praticas ancoradas na concepção tradicionalista, longos textos, questionários, fórmulas e a ênfase à memorização. Dessa forma há pouco aproveitamento por parte do aluno, o ensino torna-se fragmentado, portanto é necessário o desprendimento de uma visão do ensino de ciências puramente teórica que afasta o significado das relações com o mundo do estudante.
Considerando todos os aspectos apresentados escola e professor precisam assumir o importante papel de estimular eu diria até provocar os alunos a buscar respostas sobre a vida humana, as transformações que vem ocorrendo ao longo do tempo, e os avanços tecnológicos que estão presentes no cotidiano; Sem jamais ignorar o conhecimento prévio dos alunos pois as comparações cientificas com o que trazem da vida constitui-se em uma poderosa ferramenta para uma aprendizagem que faça sentido para o aluno, ampliando sua visão sobre os fenômenos da natureza que implicam transformações socioculturais. São várias as contribuições da psicologia que hoje nos auxiliam como educadores a compreender o processo cognitivo da criança, e conforme Farago; Barbieri (2010 Unidade 2) "O professor deve entender que a criança constrói de maneira espontânea