Como surgiu o Estado Moderno
Esse tipo de dominação foi pouco a pouco sendo minado pelas revoltas sociais dos camponeses, pela recusa ao pagamento de impostos feudais e pelo crescimento das cidades e do comércio, que apressou a desagregação dos feudos. Paralelamente, a partir do século XIV, ocorreu um processo de centralização e concentração:
● Das Forças Armadas e do monopólio da violência;
● Da estrutura jurídica, isto é, dos Juízes e dos tribunais em várias instâncias;
● Da cobrança de impostos – um signo do poder e, ao mesmo tempo, o meio de assegurar a manutenção das Forças Armadas, da burocracia e do corpo jurídico;
● De um corpo burocrático para administrar o patrimônio público, como as estradas, os portos, o sistema educacional, a saúde, o transporte, as comunicações e outros tantos setores.
A centralização e a concentração desses poderes e instituições caracterizam o Estado moderno, que assumiu diferentes formas até hoje.
O Estado Moderno
O que é: Instituição Política surgida no século XV, na Europa, com a função do monopólio fiscal e do monopólio da violência legitimada.
Como surgiu: A partir da desintegração do Mundo Feudal e das relações políticas dominantes existentes na Europa.
Quem perdeu: Os Senhores Feudais.
Quem ganhou: Nobreza e Burguesia.
Características do Estado Moderno: Centralização e concentração de poder através de armas, força, estrutura jurídica, impostos e burocracia, assim como de território, proporcionando a unidade nacional.
Evolução Histórica do Estado Moderno Europeu
Séc. V ao Séc. X: A autoridade do rei era apenas simbólica, o poder pulverizava-se entre os senhores feudais e a Igreja.
Séc. X ao Séc. XIV: Alguns reis passaram a criar